Os bons hábitos alimentares aprendem-se na infância!

As crianças têm como modelo o comportamento dos pais e normalmente copiam e seguem os mesmo hábitos incluindo os alimentares. É por isso importante que dê o exemplo sobre o que é uma alimentação equilibrada e saudável, pois são comportamentos que se mantém para toda a vida.

Deixamos aqui alguns conselhos para toda a família manter uma relação saudável com a comida.

Fazer as refeições em família: sempre que possível é importante que toda a família coma junta na mesa, não só pelo relacionamento interpessoal, mas para as crianças verem os pais apreciarem o consumo de sopa, legumes, fruta, peixe e imitarem esse comportamento.

Evite comentários negativos a certos pratos como a sopa ou legumes pois a criança absorve toda essa informação e age por imitação.

Organizem os lanches para levar para a escola e o trabalho com o mesmo tipo de alimentos como fruta, iogurte ou um pãozinho com queijo ou fiambre. Assim a criança verifica que não come de forma diferente dos seus adultos modelo.

Organize um acontecimento quando for experimentar novas comidas. É importante que a criança se habitua a novos sabores logo desde pequena para mais tarde estar adaptada a toda a diversidade de alimentos.

Cozinhem juntos. A criança ao ter contacto com os alimentos e de forma divertida ajudar a preparar pizzas ou pôr legumes no hambúrguer, terá muito mais apetência para os comer depois.

Tente incutir a importância de comer fruta no fim das refeições e não faça dos bolos e doces um prémio pois inconscientemente fica ligado o açúcar ao bom comportamento.

Por último incentive os seus filhos a praticarem actividade física, seja a praticar desportos, ginástica ou mesmo a ir a pé para a escola. Habituar-se de pequeno a importância de se mexer de forma contante é meio caminho andado para ser um adulto saudável e sem problemas de peso.

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